FAQ

Geral

  1. EXISTEM PROGRAMAS EM NA UNIVERSIDADE X OU NO PAIS Y?

    As universidades e países variam de acordo com os consórcios formados para a oferta de cada curso ou rede de colaboração. Por isso, por favor, verifique a lista de programas.

  2. EXISTEM PROGRAMAS NA AREA X?

    As oportunidades para mobilidade existentes dentro do programa EM são inúmeras e cobrem todas as áreas do conhecimento. Por isso, por favor, verifique a lista de programas na seção Os Cursos.

  3. QUAL O NIVEL DE PROFICIENCIA DE LINGUA ESTRANGEIRA EXIGIDO?

    Os requisitos linguísticos variam. Alguns cursos exigem comprovante de proficiência da língua inglesa somente enquanto outros solicitam conhecimento da língua dos países de destino (Açao 2). Checar os requisitos do curso específico.

  4. EXISTEM MENSALIDADES COBRADAS PELAS UNIVERSIDADES?

    Não há mensalidade, e sim taxas pagas às universidades porém são geralmente deduzidas automaticamente da bolsa uma vez por ano.

  5. COMO ME CANDIDATO A BOLSA?

    Normalmente a candidatura à bolsa é parte integrante do mesmo formulário de candidatura para o(s) programa(s) específico(s).

Back to top

Reconhecimento

  1. Como realizo o RECONHECIMENTO do meu diploma Erasmus Mundus no Brasil?

    O processo de reconhecimento no Brasil dos diplomas obtidos através dos cursos Erasmus Mundus deve ser feito através da plataforma Carolina Bori, vinculada ao Ministério da Educação ([email protected]).

    Vale lembrar que caso o seu curso tenha instituições sócias parceiras brasileiras essas devem ser as primeiras a serem contactadas para se verificar a possibilidade do reconhecimento.



Back to top