Erasmus Mundus no Brasil

Subtitle

O QUE É O PROGRAMA ERASMUS MUNDUS?

 

O Erasmus Mundus (EM) é um programa de mobilidade criado e financiado pela União Européia (UE). As atividades do programa têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e ao mesmo tempo reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo.

As bolsas de estudos integrais concedidas para os cursos de mestrado e doutorado pertencentes ao EM são amplamente conhecidas, no entanto, o programa também oferece oportunidades para professores e instituições de educação superior.

O EM foi criado em 2004 e se desenvolve em fases segundo a disponibilidade de fundos da UE:

Fase 1 (2004-2008): que se baseou principalmente em bolsas para alunos não-europeus cursar mestrados conjuntos oferecidos por 3 ou mais universidades européias. É importante lembrar que esses mestrados são especificamente concebidos e oferecidos pelos consórcios de universidades européias dentro do programa Erasmus Mundus.

Fase 2 (2009-2013): devido ao sucesso da primeira fase o programa foi renovado e suas ações ampliadas. O EM agora se estrutura em 3 eixos (ações). A participação brasileira pode se encaixar nas seguintes modalidades:

                - Açao 1: bolsas de mestrado e doutorado de alto nível para cursos conjuntos EM

                - Açao 2: redes em disciplinas específicas formadas por instituições brasileiras e européias (incluindo bolsas)

                - Açao 3: consórcios institucionais para a promoção do ensino superior europeu

Se você é um estudante em busca de um curso de mestrado ou doutorado visite a seção “Os Cursos” no menu superior.

Se você representa uma instituição de educação superior interessada em participar em uma rede acadêmica visite este site.

Se você é um membro da comunidade acadêmica (professor ou gestor) interessado em um auxílio para professores visitantes na Europa, verifique se sua instituição é membro de uma rede ativa na sua área acadêmica específica e entre em contato diretamente com o ponto de contato na sua instituição. A lista completa de redes dentro da Ação 2 encontra-se aqui.

Mais informação? Visite: http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus